Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1.ª Aula - Apresentação

Fotografando Fontes ou Documentos Históricos
Museu da Nacional da Pré-História - Les Eysies de Tayac - França
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


1.ª Aula - Apresentação

Sumário: Apresentação. Algumas considerações gerais sobre o funcionamento e a importância da disciplina de História. Os conceitos de História, Pré-História, fonte ou documento histórico, o papel do arqueólogo e do historiador para a construção da História. Explicitação dos critérios de avaliação.

Metas Curriculares/Aprendizagens Essenciais

. Domínio

Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações

. Subdomínio

Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras

. Objetivo

1. Conhecer o processo de hominização

. Descritores de Desempenho

1.4 Conhecer a importância da arqueologia para o estudo das primeiras comunidades humanas.
1.5 Explicitar o conceito de "documento histórico".
1.6 Definir Pré-História".

. Aprendizagens essenciais - O aluno deve ficar capaz de:

. AE1. Relembrar que o conhecimento histórico se constrói com informação fornecida por diversos tipos de fontes: materiais, escritas e orais

. Situação-Problema

Para que serve e qual a importância da História?

. Questões Orientadoras

. O que é a História?
. O que são fontes ou documentos históricos?

. Palavras-chave

História; Pré-História; fontes ou documentos históricos; arqueólogo; arqueologia; historiador

. Áreas de Competências do Perfil dos Alunos

A Linguagens e textos; B Informação e comunicação; C Raciocínio e resolução de problemas; D Pensamento crítico e pensamento criativo; Relacionamento interpessoal; F Desenvolvimento pessoal e autonomia; H Sensibilidade estética e artística; I Saber científico, técnico e tecnológico

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Meus caros alunos,

este é o vosso manual on-line da disciplina de História, por mim construído, para apoiar as vossas aprendizagens.
Aqui vos deixo as metas curriculares, as aprendizagens essenciais, a situação-problema da aula de hoje, as questões orientadoras, as palavras-chave já abordadas nesta nossa primeira aula da disciplina de História e as áreas de competências trabalhadas já em contexto de sala de aula.
Partilho com vocês o PowerPoint A - História - Apresentação, que já explorámos durante a nossa mútua apresentação e a apresentação desta tão importante disciplina de História. Revejam-no com muita atenção, especialmente os diapositivos que tratam o que é a História - ciência que estuda a vida do Homem ao longo do tempo; o que são fontes ou documentos históricos - são todos os vestígios deixados pelo Homem ao longo do tempo; quem faz a História - são os historiadores; e a grande divisão da História em Pré-História - antes do aparecimento da escrita e História - depois do aparecimento da escrita.
Não se esqueçam que a minha fotografia, a subir a gigantesca duna de Merzouga, no Sahara, é uma metáfora dos exigentes desafios que teremos de vencer ao longo da vida.
Tenham atenção aos critérios de avaliação aprovados no Agrupamento de Escolas de Amarante, para a disciplina de História,  pois são os critérios pelos quais sereis avaliados durante este ano letivo.
Aproveito para fazer também uma chamada de atenção muito especial para a importância de que se reveste a realização dos TPC semanais, no qual está incluído o portefólio digital. O trabalho deve ser constante e continuado para que os objetivos a alcançar, no final do ano letivo, estejam dentro das vossas/minhas expectativas... elevadas, assim o espero...
Deixo-vos a primeira ficha formativa deste ano letivo, chamada A - História, que já realizamos e corrigimos colaborativamente ao longo desta nossa primeira aula.
Deixo-vos ainda vários pequenos vídeos que selecionei para vocês, todos eles disponíveis no Youtube: o primeiro foi realizado por uma colega/professora de História, Núria Inácio, e que segue um guião que utilizo desde meados da primeira década deste nosso século XXI, na primeira aula do sétimo ano.



O segundo vídeo é sobre o trabalho, complexo, dos arqueólogos, a propósito de uma descoberta importantíssima, ocorrida em Portugal - O Menino de Lapedo.



E por último, deixo-vos a reconstituição do que poderá ter sido o sepultamento do Menino de Lapedo.


Espero que gostem!
Por hoje é tudo, até à próxima aula e fiquem bem!

Nota 1- Aula revista no ano letivo de 2014/2015 e adaptada atendendo às metas curriculares introduzidas pelo MEC.

Nota 2 - Aula revista no ano letivo de 2019/2020 e adaptada atendendo às aprendizagens essenciais definidas pelo ME.

9 comentários:

  1. Parabéns Professora Anabela pela magnífica apresentação: conceito e utilidade da história. Belo trabalho. Wolney Wieczorek - Professor - Brasil.

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo obrigada pela pegadinha carinhosa que aqui me deixa, Professor Wolney! Esta net aproxima-nos, de facto, e aqui fica o comprovativo disso mesmo - um lacinho carinhoso que me chegou do outro lado do oceano...
    Abraço! Votos de excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Ex.ª Professora Anabela, os meus parabéns pelo excelente trabalho que tem feito em prol da nossa disciplina. Que as ideias e a criatividade na arte de ensinar História a acompanhem sempre. Mais uma vez os meus parabéns! Gina ( Seia).

    ResponderEliminar
  4. Muito agradecida pelas suas carinhosas palavras, Gina! Durante este ano letivo espero conseguir rever este trabalho...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo seu excelente trabalho e pela partilha nesta "classe" ainda tão individualista. Deve ser um prazer ser seu aluno/a

    ResponderEliminar
  6. Muito agradecida pelo carinho das suas palavras, Anabela Ferreira. ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada, pelo excelente trabalho e pela partilha. Deve, ser o máximo, ser seu aluno. Ainda bem, que há profissionais desta qualidade.
    MUITO E MUITO OBRIGADA,
    Jucelina

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada. Ainda bem, que há profissionais desta qualidade.
    Jucelina

    ResponderEliminar
  9. Até corei, Jucelina! Muitíssimo obrigada pelas suas palavras de incentivo relativamente ao meu trabalho.
    Enrosquei-me no seu carinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar