Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

1ª Aula - Apresentação

Fotografando Fontes ou Documentos Históricos
Museu da Nacional da Pré-História - Les Eysies de Tayac - França
Fotografias de Anabela Matias de Magalhães


1ª Aula - Apresentação

Sumário: Apresentação. Teste de diagnóstico. Algumas considerações gerais sobre a disciplina de História. Explicitação dos critérios de avaliação. Os conceitos de História, Pré-História, fonte ou documento histórico, o papel do arqueólogo e do historiador.

Metas Curriculares

. Domínio

Das sociedades recoletoras às primeiras civilizações

. Subdomínio

Das sociedades recoletoras às primeiras sociedades produtoras

. Objetivo

1. Conhecer o processo de hominização

. Descritores de Desempenho

1.4 Conhecer a importância da arqueologia para o estudo das primeiras comunidades humanas.
1.5 Explicitar o conceito de "documento histórico".
1.6 Definir Pré-História".

Caros alunos,

Aqui vos deixo as metas curriculares abordadas nesta primeira aula e o PowerPoint que já explorámos, em contexto de sala de aula, durante a apresentação desta vossa professora e da disciplina de história. O PowerPoint chama-se A - História - Apresentação. Revejam-no com muita atenção, especialmente os diapositivos que tratam o que é a História - ciência que estuda a vida do Homem ao longo do tempo; o que são fontes ou documentos históricos - são todos os vestígios deixados pelo Homem ao longo do tempo; quem faz a História - são os historiadores; e a grande divisão da História em Pré-História - antes do aparecimento da escrita e História - depois do aparecimento da escrita. Não se esqueçam que a minha fotografia na duna é uma metáfora dos desafios que teremos de vencer ao longo da vida.
Tenham atenção aos critérios de avaliação em vigor no Agrupamento de Escolas de Amarante, na disciplina de história, importantíssimos, pois são os critérios pelos quais sereis avaliados durante este ano letivo. Aproveito para fazer também uma chamada de atenção muito especial para a importância de que se reveste a realização dos TPC semanais. O trabalho deve ser constante e continuado para que os objetivos a alcançar, no final do ano letivo, estejam dentro das vossas/minhas expectativas... elevadas, assim o espero...
Por último, deixo-vos um vídeo, que está disponível no Youtube, realizado por uma colega de história que não conheço, Núria Inácio, e que segue, em grande parte, o guião que utilizo desde meados da primeira década deste nosso século XXI, na primeira aula do sétimo ano.
E por hoje é tudo. Até à aula dois!

Fiquem bem!



Nota - Esta aula foi revista no ano letivo de 2014/2015 e adaptada atendendo às metas curriculares introduzidas pelo MEC.

10 comentários:

  1. Parabéns Professora Anabela pela magnífica apresentação: conceito e utilidade da história. Belo trabalho. Wolney Wieczorek - Professor - Brasil.

    ResponderEliminar
  2. Muitíssimo obrigada pela pegadinha carinhosa que aqui me deixa, Professor Wolney! Esta net aproxima-nos, de facto, e aqui fica o comprovativo disso mesmo - um lacinho carinhoso que me chegou do outro lado do oceano...
    Abraço! Votos de excelente trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Ex.ª Professora Anabela, os meus parabéns pelo excelente trabalho que tem feito em prol da nossa disciplina. Que as ideias e a criatividade na arte de ensinar História a acompanhem sempre. Mais uma vez os meus parabéns! Gina ( Seia).

    ResponderEliminar
  4. Muito agradecida pelas suas carinhosas palavras, Gina! Durante este ano letivo espero conseguir rever este trabalho...
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo seu excelente trabalho e pela partilha nesta "classe" ainda tão individualista. Deve ser um prazer ser seu aluno/a

    ResponderEliminar
  6. Muito agradecida pelo carinho das suas palavras, Anabela Ferreira. ;)
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  7. Muito obrigada, pelo excelente trabalho e pela partilha. Deve, ser o máximo, ser seu aluno. Ainda bem, que há profissionais desta qualidade.
    MUITO E MUITO OBRIGADA,
    Jucelina

    ResponderEliminar
  8. Muito obrigada. Ainda bem, que há profissionais desta qualidade.
    Jucelina

    ResponderEliminar
  9. Até corei, Jucelina! Muitíssimo obrigada pelas suas palavras de incentivo relativamente ao meu trabalho.
    Enrosquei-me no seu carinho.
    Beijinhos

    ResponderEliminar