Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

domingo, 4 de março de 2012

21ª Aula - A Arte Romana

21ª Aula - A Arte Romana

Sumário: A arte romana: pintura, mosaico, escultura e arquitetura.

Iniciámos a aula sobre a arte romana abordando a pintura que chegou até nós em grande número através de inúmeros frescos mais ou menos preservados, alguns excelentemente preservados. Trata-se, normalmente, de pintura polícroma, figurativa, realista, naturalista, expressiva, sóbria, onde estão representadas cenas do quotidiano, históricas, mitológicaspaisagens, muitas vezes enquadradas por apontamentos de decoração geométrica.
O mosaico, realizado a partir das tesselas, técnica em que os romanos foram especialistas, manteve a mesma temática e as mesmas características válidas para a pintura e temos exemplares fabulosos por todos o espaço do antigo império, felizmente também em território português, mais concretamente em Conímbriga.
Quanto à escultura temos uma tipologia dividida em baixos-relevos, bustos, estátuas de corpo inteiro e estátuas equestres. As características são comuns e destacam-se pelo seu realismo, expressividade, sobriedadenaturalidade. Não se esqueçam que, contrariamente ao idealismo grego, os escultores romanos esculpiram verdadeiros retratos psicológicos com magistral mestria, atingindo um nível de qualidade extraordinário. Esculpiam em bronze mas o material preferido era o mármore.
Relativamente à arquitetura, de nítida influência grega, os romanos usaram as ordens gregas a que acrescentaram a ordem compósita, combinação da coríntia com a jónica, usaram também o frontão triangular, mas foram capazes de inovar usando elementos arquitetónicos como o arco de volta perfeita, a abóbada de berço, a cúpula, o frontão semicircular.
A tipologia é vasta e controem aquedutos, arcos de triunfo, termas, templos, basílicas, teatros, anfiteatros, pontes... sendo, comprovadamente, excelentes engenheiros. Quanto às características podemos apresentar a robustez, a durabilidade, a monumentalidade, a funcionalidade, daí muitas destas construções ainda estarem em uso nos dias de hoje.
Os romanos eram, comprovadamente, homens muito pragmáticos, muito práticos, e isso está patente no imenso,valioso e diverso património artístico romano chegado até aos nossos dias.

Podeis consultar a apresentação em PowerPoint já explorada em contexto de sala de aula em Q - A arte romana - pintura, mosaico, escultura, arquitetura e podeis fazer a ficha formativa O - Roma 3.

Podeis ainda ver aqui uma reconstrução em 3D do Coliseu de Roma.



E aqui reconstruções de vários edifícios emblemáticos romanos, em 3D.

Este vídeo, a Hispania Romana, faz-nos já a ponte para as invasões bárbaras, matéria que abordaremos logo a seguir ao cristianismo.



E agora um tour virtual por Roma, capital do Império Romano.
Que cidade fabulosa...


Sem comentários:

Enviar um comentário