Todo o trabalho partilhado neste blogue pode ser visionado, consultado e utilizado, mas, por favor, não apague os créditos de um trabalho que é meu. E não plagie. O plágio é uma prática muito feia. Se entender contactar-me o meu e-mail é anabelapmatias@gmail.com
Agradeço aos autores dos vídeos a sua partilha, generosa, no Youtube. Sem esta partilha, as minhas postagens ficariam mais pobres.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Informação Pertinente

Informação Pertinente

Meus queridos alunos,

na última aula informei-vos que enviaria um pedido de trabalho para vocês prepararem em casa sobre a matéria que nos resta para cumprirmos o programa a que estamos obrigados pelo MEC.
Entretanto, resolvi mudar os planos... temos as Festas do Junho à porta, a começarem hoje mesmo, pensei melhor, está muito calor, vós devereis já estar a acusar algum cansaço neste final de ano letivo e então tudo se processará assim: nas turmas onde ainda não abordamos a cultura e a arte na Idade Média vamos explorar estas temáticas na próxima aula e sobre o Românico e o Gótico faremos um exercício comparativo entre os dois estilos, bastante interessante, até porque será de construção coletiva e toda a turma poderá contribuir para o resultado final.
Entretanto não se espantem se eu não conseguir entregar os testes corrigidos na próxima aula... é que ando às voltas com a correção dos vossos portefólios e o tempo não me chega para tudo.
Mas é certo que ainda me chegou para fazer umas pesquisas no Youtube sobre o Românico e o Gótico que partilho de imediato com vocês.

Este primeiro vídeo faz um interessante enquadramento na Idade Média, época em que surgiu o Românico, a partir do século XI. Vejam-no com atenção.



E este vídeo é mais específico sobre este estilo artístico tão belo e que abunda aqui por Amarante e arredores... não se esqueçam de Travanca, Jazente, Telões, Gondar...



E, por último, partilho um vídeo que enquadra o Gótico na fase final da Idade Média, de renascimento económico e de renascimento das cidades e de surgimento da burguesia. Não deixem de o observar. Chamo só a vossa atenção para a palavra arbotantes em castelhano que se traduz em arcobotantes em português.
Falaremos de tudo isto na próxima aula.

2 comentários:

  1. Muito obrigada professora, nos esta semana vamos estar carregados de testes

    ResponderEliminar
  2. Quando alterei os planos confesso que não sabia essa informação que, entretanto, já me chegou via chat do face... parece que adivinhei.... eheheh...
    Até amanhã, Rubilolipop! :)

    ResponderEliminar